Powered By Blogger

domingo, abril 29, 2007

ATITUDE NA VIDA...

O João era o tipo de homem que qualquer pessoa gostaria de conhecer:
Estava sempre de bom humor e tinha sempre qualquer coisa de positivo para dizer. Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta seria logo:
-Cada dia melhor ... !!!
Era um gerente especial, os empregados seguiam-no de restaurante em restaurante, só por causa da sua atitude. Era um motivador nato: se um colaborador tinha um dia mau, o João dizia-lhe sempre para ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com o seu estilo de vida. que um dia lhe perguntei:
-João, como podes ser uma pessoa tão positiva o tempo todo? Como é que consegues isso? Respondeu-me :
-Cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo: -João, hoje tens duas escolhas, podes ficar de bom humor ou de mau humor, e escolho ficar de bom humor. Cada vez que algo de mau acontece, posso escolher fazer-me de vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido: escolho aprender algo. Sempre que alguém reclama, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.
-Certo, mas não é fácil - argumentei.
-É fácil, disse-me o João. A vida é feita de escolhas. Quando examinas as coisas a fundo, há sempre uma escolha. E cabe-te escolher como reagir às situações : escolhes como as pessoas afectarão o teu humor. É tua a escolha de como viver a tua vida.
Nunca mais me esqueci do que o João me disse, e lembrava-me sempre dele quando fazia uma escolha. Anos mais tarde soube que o João cometera um erro, deixando pela manhã a porta de serviço aberta, e foi surpreendido por assaltantes. Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, a mão, tremendo com o nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico, dispararam e atingiram-no. Por sorte, foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta, ainda com fragmentos de balas alojadas no corpo.
Encontrei-o mais ou menos por acaso passados uns dias, e quando lhe perguntei como estava, logo me respondeu com o seu habitual ar bem disposto:
-Óptimo, se melhorar estraga !!
Contou-me o que havia acontecido, e perguntou se eu queria ver as suas cicatrizes. Eu recusei-me a ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que lhe havia passado pela mente na ocasião do assalto.
-A primeira coisa que pensei foi que devia ter trancado a porta das traseiras, respondeu. Então, deitado no chão, ensanguentado, lembrei-me que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver !!
-Não tiveste medo? perguntei.
-Olha, os paramédicos foram óptimos, diziam-me que tudo ia dar certo e que eu ia ficar bom. Mas quando cheguei à sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado: nas expressões deles lia claramente: Esse aí já era ... Decidi então que tinha que fazer algo.
-E o que fizeste ?? perguntei.
-Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi: Sim. Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei: Sou alérgico a balas !! Entre a risota geral, disse-lhes: Eu escolho viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto !!
O João sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas, também graças à sua atitude. Aprendi que todos os dias temos a opção de viver plenamente e tomar decisões, pois serão atitudes que trarão benefícios agora e para a eternidade.
Afinal de contas, A ATITUDE É TUDO ...

Espero mais ATITUDE...porque o mutismo pode representar medo, cinismo ou apatia !!!!

terça-feira, abril 24, 2007

A MUDANÇA...

De facto, caro Quim Manel, havia que fazer qualquer coisa por este quase moribundo blog. Apenas a MJT tem tentado a todo o custo reanimar este nosso espaço, mas nem sinais de "vida"...
A cosmética já não escondia a palidez deste espaço que criaste (mas que abandonaste, com razões certamente). Pensei fazer-lhe um "peeling" mas percebi que as rugas já eram profundas e indisfarçaveis...então a solução que me ocorreu foi fazer mesmo uma "cirurgia estética" com alguns implantes de silicone e aí está uma nova imagem, para ver se esta "nossa gente atrevida" regressa ao nosso convivio, nem que seja para nos ir dando conta dos "peelings" que por aí se vão fazendo...
Um abraço Quim Manel, volta que estás perdoado, até porque sou um leitor assiduo do "O Anónimo" - Parabéns.

sábado, abril 21, 2007

DEIXEM-ME PLAGIAR QUE VALE A PENA...."AMIGOS"

Um dia a maioria de nós irá separar-se.
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que
fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais
de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre.
Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...nas cartas que trocaremos.
Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Aí, os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo....
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
"Quem são aquelas pessoas?"
Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!
-"Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!"
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente......
Quando o nosso grupo estiver incompleto...
reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo.
E, entre lágrima abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo.....
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades....
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus
amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Fernando Pessoa

EU ESTAVA LÁ...

Caro Xavier, não consigo ligar o teu nome á imagem, mas se estiveste na ESMC em finais da década de 70, inicio de 80, eu estava lá... entrei em 72, saí em 80.
Nessa época Soalhães estava muito bem representado... digo eu!!!!
Um abraço

DE NOVO EM CENA

Olhem só, o José Carlos Pereira deu de novo sinais de vida.
Meu caro amigo e primo, um charuto ao teu regresso. Afinal MJT vale a pena a gente lançar aqui uns reptos que eles vão regressando. Agora é só ACREDITAR que o Quim Manel volta e não escreve só naquele Blog "chatérrimo"... (todos sabem qual).
Um abraço

sábado, abril 07, 2007

É CURIOSO...

É curioso... há muitos anos atrás quando eu era “estudante”, sonhava com o final do ano lectivo para finalmente iniciar umas merecidas férias de descanso. Último dia, a certeza de me ver livre dos professores e a alegria que isso implicava. Um último olhar para trás á saída dos portões da Escola Secundária e lá no fundo, já a nostalgia dos amigos que ficavam.Curioso... Muitos anos depois a mesma nostalgia ao reler comentários neste blog. Foram anos que voaram no tempo; foram amigos que se perderam de vista, mas não da memória; foram histórias hilariantes que ficaram; foram, foram, foram, foram…Curioso... Passado todo este tempo, olhar para trás significa de novo nostalgia, sensação de perda, sentimentos confusos, como os daquele adolescente que olhava para trás no portão da Escola Secundária no final de mais um ano – é que as pessoas entram na nossa vida por acaso, mas jamais será por acaso que elas permanecem no tempo.Curioso... olhando para trás, a única certeza que permanece é que daqui a vinte anos estarei mais desapontado com as coisas que deixei de fazer (tal como agora), do que com os erros que cometi...Dizia Katherine Hepburn : “Se você obedece a todas as regras, acaba perdendo toda a diversão”Curioso… tentei ser fiel a este pensamento muito bem acompanhado por muitos de vocês e outros que virão a este espaço, e surtiu efeito – divertimo-nos.Acredito que os professores não perceberam que o nosso desespero não estava tanto nas pontuações que nos deram, mas mais no sofrimento de “suportá-los”, porque como dizia Mahatma Gandhi, “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória própriamente dita” e creio eu, nenhum de nós ( salvo alguma excepção ) encarnou o espirito de competição – vitória ou derrota... outros tempos !!!!Curioso… passado este tempo, é tempo de nos darmos conta que já passaram muitos anos e que as nossas vidas divergiram e diversificaram. Da nostalgia das recordações, façamos o objectivo do reencontro num qualquer lugar deste planeta (ou mesmo neste blog), com a mesma alegria, o mesmo gosto de se estar entre amigos que se reencontram, o mesmo sorriso e traquinice, mas acima de tudo com a mesma vontade de se ser feliz.Caros amigos, mantenham-se simples, sérios, apaixonados, vigorosos em todas as vossas atitudes. Lutem para viver porque a vida é curta, mas sempre com esta vontade indómita de serem felizes, frontais, justos e acima de tudo levarem a vida como ela merece ser vivida – com alegria.Façam o favor de serem felizes, que eu vou tentando...É curioso…

Ainda Acredito

Ainda acredito...
Contrariamente ao meu amigo Zé Carlos, eu vou espreitando e ainda ACREDITO...
Acredito que este Blog não vai morrer; acredito que mais gente vai "postar"....e aposto que até o Quim Manel vai voltar, apesar de ter desaparecido sem deixar rasto (até da lista aqui ao lado dos Blogger's).
Acredito que há muitas histórias para contar, de outros tempos... e histórias para revisitar, quiça até desvendar segredos que o tempo ainda não apagou.
Acrdeito que vamos fazer deste Blog um ponto de encontro e acima de tudo uma forma de reavivar a memória, e retirar lá do fundo do "sotão" algumas histórias que nem o tempo apagará.
Acredito que virão aqui professores desse tempo, para contarem as "nossas histórias"... e nós contaremos as deles... para alguns serã já certamente um tributo á sua memória.
Sinceramente acredito... E tu caro Zé Carlos ? E porque não também tu Quim manel ?
Em 13 Junho 2006, escrevi aqui pela primeira vez, um texto que me fez reviver...
Hoje vou "repescá-lo" para ver se a imagem que tentei transmitir na altura, provoca um ataque de "escrita" e transformamos de uma vez por todas este blog, num album de recordações...
Vamos lá meninos á(s) história(s)....
Uma dica : Falemos Francês (paché compojé) - lembram-se ?