Powered By Blogger

terça-feira, agosto 29, 2006

Mais ideias

Como é conhecido de todos, o Marco é um dos concelhos da região mais afectados pelo abandono e pelo insucesso escolar. É uma realidade que persiste há demasiado tempo e que é necessário inverter. Por isso, todas as iniciativas que contribuam para melhorar o contexto da aprendizagem são bem-vindas, sejam das próprias escolas, dos pais, da autarquia ou da sociedade civil.

Aos antigos alunos da Escola Secundária, naturalmente, também pode caber um papel relevante. A associação que vier a ser constituída pode inscrever nos seus propósitos várias iniciativas, em conjunto com a Escola, que contribuam para fortalecer a comunidade escolar, “agarrando” os alunos ao prazer da escrita, da leitura e da aprendizagem de novos conhecimentos, em suma, à Escola.

Que iniciativas podem ser essas? A criação de prémios para os melhores alunos dos diferentes anos de escolaridade, a criação de prémios literários com eventual edição das melhores obras, a atribuição de bolsas de estudo, a promoção de estágios e até de empregos nas empresas do concelho para alunos que completem o ensino secundário e não prossigam os estudos, o apoio a alunos carenciados com potencial para seguir os estudos universitários, entre muitas outras acções que podem ser enunciadas.

É claro que tudo isto exige um grande envolvimento de todos, com particular destaque para os antigos alunos que hoje são profissionais bem sucedidos, homens de negócios e criadores de riqueza, cujo exemplo pode ser determinante para que muitos mais venham a aderir a um projecto mobilizador, em prol daqueles que mais necessitam de estímulo e apoio.

Ora aqui está um bom tema para discussão neste blog, não acham?

Sem comentários: