Powered By Blogger

terça-feira, agosto 22, 2006

Projectos para o futuro

Nos dias em que estive de férias no Marco, agora em Agosto, aproveitei para visitar a biblioteca municipal, algo que não fazia há já bastantes anos. Em conversa com o responsável por aquele equipamento, procurei saber um pouco mais sobre o funcionamento e a utilização da biblioteca.

Apesar da exiguidade do espaço para arquivo, consulta e estudo, fiquei a saber que os dois postos de acesso à Internet instalados na biblioteca são avidamente procurados pelos estudantes marcoenses, o que obriga mesmo à reserva antecipada de hora para usufruir do computador. Não sei quantos postos de acesso à Internet haverá nas Escolas Secundárias e nas EB 2,3 do Marco, mas esta procura pelos computadores na biblioteca municipal comprova que a oferta de acesso à Internet em espaços públicos é manifestamente insuficiente para as necessidades dos jovens marcoenses.

Além dessas dificuldades, também a candidatura da autarquia à edificação do Espaço Internet está há vários anos por aprovar, o que faz do nosso concelho um dos mais atrasados nesse aspecto em toda a região Norte, como se pode ver aqui.

Neste quadro, penso que a Associação dos Antigos Alunos, assim que esteja constituída, deverá inscrever entre as suas prioridades a promoção de iniciativas, em conjunto com as escolas e a sociedade civil, que visem proporcionar aos estudantes do concelho os meios e os instrumentos suficientes para ajudar a inverter a escalada do insucesso e do abandono escolar, que se faz sentir com particular intensidade nos estratos mais desfavorecidos da população.

Quanto ao fio condutor deste blog, penso que só poderá ser a Escola - o passado, as memórias, os amigos e companheiros, o convívo, as lutas, os desencantos, a realidade de hoje, o envolvimento com a comunidade escolar actual, a cooperação, a atenção à vida da Escola, a experiência dos mais velhos (muitos deles pais de actuais alunos) colocada ao dispor dos mais novos. Este blog deve servir para a mesma finalidade que a projectada Associação dos Antigos Alunos - aproximar para unir.

Sem comentários: