Powered By Blogger

terça-feira, agosto 29, 2006

Mais ideias

Como é conhecido de todos, o Marco é um dos concelhos da região mais afectados pelo abandono e pelo insucesso escolar. É uma realidade que persiste há demasiado tempo e que é necessário inverter. Por isso, todas as iniciativas que contribuam para melhorar o contexto da aprendizagem são bem-vindas, sejam das próprias escolas, dos pais, da autarquia ou da sociedade civil.

Aos antigos alunos da Escola Secundária, naturalmente, também pode caber um papel relevante. A associação que vier a ser constituída pode inscrever nos seus propósitos várias iniciativas, em conjunto com a Escola, que contribuam para fortalecer a comunidade escolar, “agarrando” os alunos ao prazer da escrita, da leitura e da aprendizagem de novos conhecimentos, em suma, à Escola.

Que iniciativas podem ser essas? A criação de prémios para os melhores alunos dos diferentes anos de escolaridade, a criação de prémios literários com eventual edição das melhores obras, a atribuição de bolsas de estudo, a promoção de estágios e até de empregos nas empresas do concelho para alunos que completem o ensino secundário e não prossigam os estudos, o apoio a alunos carenciados com potencial para seguir os estudos universitários, entre muitas outras acções que podem ser enunciadas.

É claro que tudo isto exige um grande envolvimento de todos, com particular destaque para os antigos alunos que hoje são profissionais bem sucedidos, homens de negócios e criadores de riqueza, cujo exemplo pode ser determinante para que muitos mais venham a aderir a um projecto mobilizador, em prol daqueles que mais necessitam de estímulo e apoio.

Ora aqui está um bom tema para discussão neste blog, não acham?

terça-feira, agosto 22, 2006

Projectos para o futuro

Nos dias em que estive de férias no Marco, agora em Agosto, aproveitei para visitar a biblioteca municipal, algo que não fazia há já bastantes anos. Em conversa com o responsável por aquele equipamento, procurei saber um pouco mais sobre o funcionamento e a utilização da biblioteca.

Apesar da exiguidade do espaço para arquivo, consulta e estudo, fiquei a saber que os dois postos de acesso à Internet instalados na biblioteca são avidamente procurados pelos estudantes marcoenses, o que obriga mesmo à reserva antecipada de hora para usufruir do computador. Não sei quantos postos de acesso à Internet haverá nas Escolas Secundárias e nas EB 2,3 do Marco, mas esta procura pelos computadores na biblioteca municipal comprova que a oferta de acesso à Internet em espaços públicos é manifestamente insuficiente para as necessidades dos jovens marcoenses.

Além dessas dificuldades, também a candidatura da autarquia à edificação do Espaço Internet está há vários anos por aprovar, o que faz do nosso concelho um dos mais atrasados nesse aspecto em toda a região Norte, como se pode ver aqui.

Neste quadro, penso que a Associação dos Antigos Alunos, assim que esteja constituída, deverá inscrever entre as suas prioridades a promoção de iniciativas, em conjunto com as escolas e a sociedade civil, que visem proporcionar aos estudantes do concelho os meios e os instrumentos suficientes para ajudar a inverter a escalada do insucesso e do abandono escolar, que se faz sentir com particular intensidade nos estratos mais desfavorecidos da população.

Quanto ao fio condutor deste blog, penso que só poderá ser a Escola - o passado, as memórias, os amigos e companheiros, o convívo, as lutas, os desencantos, a realidade de hoje, o envolvimento com a comunidade escolar actual, a cooperação, a atenção à vida da Escola, a experiência dos mais velhos (muitos deles pais de actuais alunos) colocada ao dispor dos mais novos. Este blog deve servir para a mesma finalidade que a projectada Associação dos Antigos Alunos - aproximar para unir.

segunda-feira, agosto 21, 2006

Pensando um bocadinho...

Diz a MJT, em comentário mais abaixo e que se puxa para aqui para dar mais visibilidade. Pode ser que, assim, todos se sintam um bocadinho mais ligados ao blog. Mesmo assim, continuo a pensar que o problema não é a falta de um fio condutor - tem faltado é vontade. E, provavelmente, também tem faltado alguma coragem. Pela minha parte, tento manter-me nos mínimos, não vá começarem a pensar que este blog pretende ser qualquer coisa que não apenas um espaço de convívio e debate.
Meu caro Quim Manel, de facto há qualquer coisa que não vai bem mas não me parece que seja só a falta de participantes. Também já estive de férias mas não foi esse o motivo que me levou a não escrever durante tanto tempo. Neste blog já se leram algumas memórias, recordaram-se e valorizam-se amizades. Em minha opinião já se escreveram muitas palavras, mas quem estiver atento percebe que não há um fio condutor que nos ligue, não sei se por descuido ou se, como dizem as crianças: porque sim! Há alguma preocupação em: “se dizer”, “se mencionar” e não no que “dizer”. Se eu abrisse o blog hoje pela primeira vez faria o que se tem vindo a verificar: digo olá, prometo que volto e depois não volto! Não me estou a isentar de culpa neste blog, que deve ser acima de tudo uma partilha e não uma mera troca de e.mails. a tua opinião será bem-vinda, mesmo que seja para me dizeres: estás na lista negra!

quinta-feira, agosto 17, 2006

De volta...

É verdade, estive de férias e regresso agora à blogosfera e à labuta diária (descansa, caro Célio, porque em Junho foram apenas umas mini-férias de três dias).
Diz o Quim Manel, com alguma razão, que este blog não ata nem desata. Contudo, disseram-me no Marco, por estes dias, que acreditam que, depois de constituída a Associação dos Antigos Alunos e do respectivo reencontro...é que vai ser! Acreditemos, pois.
Um abraço para o meu amigo António Santana, gerente da Nanta, uma das principais unidades industriais do concelho, que já apareceu por cá a comentar. E quando começas a escrever, caríssimo goal-keeper?

domingo, agosto 13, 2006

SÃO FÉRIAS SENHOR (1) !!!...

E por falar em férias fui ver os registos e o nosso caro Zé Carlos não aparece por cá desde 12 de Julho. Há uns tempos, aqui neste espaço eu questionava por onde é que o meu primo andava. Ele, na volta do correio disse que estava de regresso de férias "lá dos lados do Oeste"... (qual Cowboy)
Agora pergunto: será que ele continua de férias ?
Agora comento: ele há cada emprego!!!!
Um abraço

SÃO FÉRIAS SENHOR !!!...

Ó meu amigo Quim Manel, que azedume é esse ? Então o meu amigo já se esqueceu que estamos num período de férias? Hoje mesmo cheguei de férias e qual não é o meu espanto também por ver que desde 28 de Julho que ninguém "bloga" aqui...
Não desanimes amigo, o povo vai voltar em força depois de Agosto e vamos ter muito para contar e ler.
Eu próprio prometi e cumprirei que irei contar (relembrar) muitas histórias esquecidas no tempo.
Vamos deixar que os nossos "bloguistas" e tripulantes deste navio, regressem e então vamos dar que falar...
- É assim ou não minha gente?"
Boas férias a todos.
Um abraço

sexta-feira, agosto 11, 2006

Pois, é assim...

Pouco dias depois de este blog ter arrancado, temi pela sua longevidade. Que não, disseram-me logo a seguir, que as pessoas são um bocado lentas a aderir, mas que, não tardaria, aí estaria uma farta colaboração. Afinal, eu estava certo. Isto não ata nem desata. Ninguém escreve e, logo, ninguém lê. Eu também não escrevo? Pois não. É deliberado. É que havia quem pensasse que este blog tinha desígnios obscuros. E eu já dei para esse peditório. Por isso, fico na minha: os meus amigos, continuam a ser os meus amigos. De forma desorganizada e inorgânica. Não se pode forçar a amizade.