quarta-feira, maio 31, 2006
Ei!
O Dia da Escola Secundária
A primeira aproximação ao que poderia ser esse Dia leva-me a pensar num dia completamente dedicado à Escola e em que esta estivesse de portas abertas para actuais e antigos alunos, pais, empresas, autarquia e comunidade em geral. Um Dia pleno de actividades culturais, recreativas e desportivas, em que os antigos alunos e toda a comunidade marcoense se aproximasse dos estudantes que ocupam hoje os bancos da Escola. Seria importante testemunhar experiências e percursos de vida dos que hoje são mais velhos, dar a conhecer oportunidades e abrir possibilidades àqueles que procuram ir para além da Escola. Ao mesmo tempo, seria gratificante descobrir talentos e potencialidades que a Escola encerra em si.
O Dia da Escola (o dia da inauguração? o final do ano lectivo? uma outra data marcante?) seria uma verdadeira festa de e para todos os que vive(ra)m a Escola e poderia ser um modesto contributo para criar novas dinâmicas que ajudem a combater o insucesso e o abandono escolar no Marco de Canaveses.
J.M. Lima presente
Mas no ano passado, com a ajuda de um outro colega (Miguel Lima, de Santo Isidoro) lá consegui arranjar a lista com os nomes completos dos colegas do 12º ano e daí para cá estamos a tentar obter (e estamos no fim) os contactos actuais de todos eles (e a turma tinha 20 e poucos alunos). Nestes treze anos, há colegas que vi apenas mais uma ou duas vezes. Outros com mais regularidade, bem como os professores desse último ano (Prof. Carolina Coutinho, Lúcia (de Tabuado) e José Maria Teixeira, este que foi para mim o meu melhor Setôr, como se dizia na altura, do Liceu).
Espero proximamente conseguir marcar um encontro destes colegas e se possível juntar também os referidos Professores.
Sei que o trabalho que têm pela frente é difícil, mas, força, e não desistam.
Pedia o Quim Manel para relembrarmos histórias do nosso tempo da Secundária, e não é que ainda há poucos dias, falando com António Coutinho (do M. Coutinho) lhe dizia que ele foi responsável por algumas das faltas que dei, pois sempre que passava o Rali na Aboboreira, lá ia com o meu “mano” mais velho João Belmiro, na velhinha 4L, ver o Martinho no Toyota. Tinha colegas que guardavam faltas para dar no dia do Rali, e depois ficavam “tapados” e corriam o risco de chumbar por faltas, mas que por nada perdiam a ida ao Rali. Muitos iam a pé da Secundária para Gouveia e às vezes para mais longe. Nesses dias, eram poucos os ficavam na escola e as tentativas do Conselho Directivo para nos segurar dentro da escola dificilmente davam resultado pois havia sempre uma grade para saltar. E saltávamos.
Bons tempos, esses … .Abraços para todos os alunos da Secundárias (desde dos velhinhos aos mais novos)
João António Monteiro Lima
terça-feira, maio 30, 2006
Sobre o tempo e a amizade
Informação que pode interessar
Os interessados poderão contactar o nosso Gabinete de Ingresso, através do telefone 220303200, para a primeira fase de candidaturas até 09 de Junho, havendo uma segunda fase aberta até ao dia 08 de Setembro
Para mais infirmações poderá consultar o nosso site http://www.isag.pt/
mais nomes
A nossa escola
Confesso que tenho saudades da escola e daquele espaço. Das pessoas e do tempo aí vivido. A Escola Secundária, onde estive de 1978 a 1984, deu-me quase tudo e eu dei-me totalmente à escola. Fui delegado de turma, estive na direcção da Associação de Estudantes com Armando David, dirigi o jornal “A Forja” e presidi depois à Associação de Estudantes. Representei os alunos no Conselho Pedagógico e também no Conselho Directivo, à época liderado por Nuno Lameiras. Tive bons professores, companheiros fantásticos e fiz amigos para a vida.
Era um tempo ocupado em full-time, em que me divida por estes afazeres, mais o futebol, a política e os jornais. Mais os amores e os desamores. Enfim…
Hoje, tenho uma enorme vontade de ultrapassar os portões da escola e de a revisitar. À procura de um tempo passado e do que lá ficou. Mas penso que a Escola de hoje também pode ganhar com o contributo de todos nós.
A Rita vem aí
Começar e não desistir
Darei o meu contributo em breve.
Beijinhos para todos
Rita Ferreira