Powered By Blogger

quarta-feira, maio 31, 2006

Ei!

Hoje telefonei ao Vasconcelos para lhe dizer que, afinal, tantas exigências no jantar de sábado, e nada de escrever no blog. Ele tinha razão. O "convite" que lhe enviei estava mal. Já corrigi. Agora não há desculpas. E, como é óbvio, todos os que não receberam convite e queiram colaborar, devem enviar o endereço para coutinho.ribeiro@gmail.com ou para o endereço do JCP ou do AMC.

O Dia da Escola Secundária

Venho hoje lançar aqui um desafio aos Antigos Alunos, ao actual Conselho Executivo e à comunidade escolar em geral: a criação do Dia da Escola.

A primeira aproximação ao que poderia ser esse Dia leva-me a pensar num dia completamente dedicado à Escola e em que esta estivesse de portas abertas para actuais e antigos alunos, pais, empresas, autarquia e comunidade em geral. Um Dia pleno de actividades culturais, recreativas e desportivas, em que os antigos alunos e toda a comunidade marcoense se aproximasse dos estudantes que ocupam hoje os bancos da Escola. Seria importante testemunhar experiências e percursos de vida dos que hoje são mais velhos, dar a conhecer oportunidades e abrir possibilidades àqueles que procuram ir para além da Escola. Ao mesmo tempo, seria gratificante descobrir talentos e potencialidades que a Escola encerra em si.

O Dia da Escola (o dia da inauguração? o final do ano lectivo? uma outra data marcante?) seria uma verdadeira festa de e para todos os que vive(ra)m a Escola e poderia ser um modesto contributo para criar novas dinâmicas que ajudem a combater o insucesso e o abandono escolar no Marco de Canaveses.

J.M. Lima presente

Caro, aqui, Quim Manel:

Depois de no “nosso” Marcohoje ter visto uma referência ao blog dos antigos alunos da Secundária do Marco, decidi, como também antigo aluno da escola, saudar este grupo de alunos pela boa ideia que tiveram.

Não tendo saído há tanto tempo da Secundária como o José Carlos Pereira, já passaram no entanto 13 anos desde meu último ano lectivo na escola.

Sei bem da dificuldade de juntar os colegas todos, eu próprio ando a tentar juntar a minha última turma do “liceu” e as dificuldades são mais que muitas, ora são os contactos que se perdem, ora são as datas que não agradam a todos, enfim …


Mas no ano passado, com a ajuda de um outro colega (Miguel Lima, de Santo Isidoro) lá consegui arranjar a lista com os nomes completos dos colegas do 12º ano e daí para cá estamos a tentar obter (e estamos no fim) os contactos actuais de todos eles (e a turma tinha 20 e poucos alunos). Nestes treze anos, há colegas que vi apenas mais uma ou duas vezes. Outros com mais regularidade, bem como os professores desse último ano (Prof. Carolina Coutinho, Lúcia (de Tabuado) e José Maria Teixeira, este que foi para mim o meu melhor Setôr, como se dizia na altura, do Liceu).

Espero proximamente conseguir marcar um encontro destes colegas e se possível juntar também os referidos Professores.

Sei que o trabalho que têm pela frente é difícil, mas, força, e não desistam.

Pedia o Quim Manel para relembrarmos histórias do nosso tempo da Secundária, e não é que ainda há poucos dias, falando com António Coutinho (do M. Coutinho) lhe dizia que ele foi responsável por algumas das faltas que dei, pois sempre que passava o Rali na Aboboreira, lá ia com o meu “mano” mais velho João Belmiro, na velhinha 4L, ver o Martinho no Toyota. Tinha colegas que guardavam faltas para dar no dia do Rali, e depois ficavam “tapados” e corriam o risco de chumbar por faltas, mas que por nada perdiam a ida ao Rali. Muitos iam a pé da Secundária para Gouveia e às vezes para mais longe. Nesses dias, eram poucos os ficavam na escola e as tentativas do Conselho Directivo para nos segurar dentro da escola dificilmente davam resultado pois havia sempre uma grade para saltar. E saltávamos.

Bons tempos, esses … .Abraços para todos os alunos da Secundárias (desde dos velhinhos aos mais novos)

João António Monteiro Lima

terça-feira, maio 30, 2006

Sobre o tempo e a amizade


A vida explicou-me muitas coisas. Coisas a mais, talvez, porque algumas delas eu preferia não ter aprendido, preferia tê-las sabido pelas experiências dos outros, mas não, sofri-as na pele, de uma forma violenta, dura, agreste, de tal forma tudo isto, que por vezes pensei em renegar princípios e valores, pensei renunciar a tudo a aquilo em que acreditava, e mudar. Mudar para ser mais dos tempos que correm, usar alguns méritos que tenho em proveito próprio, ser egoísta, marimbar-me para os outros, calcular, ser mais flexível, ser mais "dado", deixar de ser o tipo próximo, o Quim Manel. Pensei, mas não passei disso. Nunca iria conseguir. E também é verdade que nunca quis conseguir. É mais ou menos a mesma coisa que pensar deixar de fumar, mas nunca ter levado a coisa a sério, e continuar a fumar.

Vocês conhecem-me. Há tantos anos! Sabem que sempre fui um puto reguila. Um verdadeiro revolucionário, se bem se lembram os mais velhos, os que são tão velhos quanto eu. Sempre na linha da frente da maluquice dos tempos da inconsciência, um combatente, namorador, provocador. Continuo assim. Continuo a gostar de afrontar o poder e continuo a gostar de ser o que sempre fui.

E porque continuo a ser o mesmo, quedei-me, em tudo o mais, no tempo. Violentamente, percebi que os amigos que tenho foram aqueles que fiz enquanto estudante, na Secundária, na Faculdade, no jornalismo. São esses os que perduram. Quando me tornei um tipo mais ou menos destacado, conheci muitas pessoas, mas, delas, não sobrou qualquer amizade. Porque a partir de determinado tempo, as pessoas aproximam-se não por amizade, mas porque lhes dá jeito. Claro que há sempre excepções, mas, honestamente, na parte que me toca, não me lembro de nenhuma.
Vejam só isto: tenho três estagiárias (gostava de ter mais, mas não posso). Todas elas são filhas dos amigos dos tempos da idade da inocência.

Informação que pode interessar

A Rita Ferreira enviou-me um mail que pode ter interesse para alguns dos antigos alunos. Aí vai:

Serve a presente para informar que o ISAG está a seleccionar candidatos maiores de 23 anos, interessados em ingressar no Ensino Superior em condições especiais (antigo exame AD-hoc), para os seus Cursos de Licenciatura em Gestão de Empresas, Assessoria de Administração, Tradução e Interpretação e Turismo.

Os interessados poderão contactar o nosso Gabinete de Ingresso, através do telefone 220303200, para a primeira fase de candidaturas até 09 de Junho, havendo uma segunda fase aberta até ao dia 08 de Setembro

Para mais infirmações poderá consultar o nosso site http://www.isag.pt/

mais nomes

So hoje reparei que o Vasconcelos me enviou uma lista mais completa de endereços electrónicos. Os que faltavam já seguiram. Vejam lá se começam a dizer qualquer coisinha...

A nossa escola

No jantar de sábado eu era um dos mais novos dos antigos alunos presentes. E a verdade é que já deixei a Escola Secundária há 22 anos! Há, por isso, muitas fornadas de antigos alunos que foram saindo da escola nas duas últimas décadas e que devem ser atraídos para este projecto e para a futura associação. Penso que a associação não deve ter uma matriz geracional.

Confesso que tenho saudades da escola e daquele espaço. Das pessoas e do tempo aí vivido. A Escola Secundária, onde estive de 1978 a 1984, deu-me quase tudo e eu dei-me totalmente à escola. Fui delegado de turma, estive na direcção da Associação de Estudantes com Armando David, dirigi o jornal “A Forja” e presidi depois à Associação de Estudantes. Representei os alunos no Conselho Pedagógico e também no Conselho Directivo, à época liderado por Nuno Lameiras. Tive bons professores, companheiros fantásticos e fiz amigos para a vida.

Era um tempo ocupado em full-time, em que me divida por estes afazeres, mais o futebol, a política e os jornais. Mais os amores e os desamores. Enfim…

Hoje, tenho uma enorme vontade de ultrapassar os portões da escola e de a revisitar. À procura de um tempo passado e do que lá ficou. Mas penso que a Escola de hoje também pode ganhar com o contributo de todos nós.

A Rita vem aí

Parabéns,
Começar e não desistir
Darei o meu contributo em breve.
Beijinhos para todos
Rita Ferreira

Bom dia

... a todos os jovens com idade para, ainda, serem inocentes!

segunda-feira, maio 29, 2006

Olha quem fala (II)

Olho para o blog e que vejo: Marcoenses que vivem fora, 2 - Marcoenses que vivem dentro, 0. Olha os paraquedistas!

Olha quem fala

Olho para o blog, e que vejo: Soalhães, 2 - Resto do Concelho, 0. Olha os do mata-e-queima!

Uma ideia


Tive uma ideia! E ter uma ideia já não é mau e vem provar que, apesar da provecta idade, ainda não estou completamente gágá. Como se recordam os que estiveram no jantar de sábado, a futura Associação dos Antigos Alunos visa, também, angariar fundos para aplicar em coisas boas, como bolsas de estudo, por exemplo. Há muitas forma de angariar fundos. Lembrei-me de uma: e que tal se cada um fosse escrevendo, aqui, uma história sobre a escola ou sobre um episódio na escola? Depois, pegamos nas histórias, publicamos um livro e a receita reverte para fins filantrópicos. E todos podem colaborar. Nem sequer precisam de ser artistas da escrita. Os mais vocacionados para escrever dão uma ajuda e a coisa nasce.

Aproveito para esclerecer uma coisa: eu, que já cá ando há muito tempo, só escrevo a minha história depois de haver 10 em letra de forma.

Não acham que é uma boa ideia?

Fotos

Já chegou um. Outros virão. Já tenho mais uma lista de nomes que irei "convidando" logo que possa. Aliás, para que isto não toque só a um, acho que deves ser tu, Zé Carlos, a fazer os convites dessa lista. Mas convém verificar que sejam todos ex-alunos...
Já agora: quem tirou fotos do jantar poderia colocá-las aqui. Mas convém que o serviço seja feito por quem sabe (o que não é o meu caso, que só consigo colocar alguns formatos). É que, de outro modo, corre-se o risco de desformatar o blog.

Já cá estou!

Ora, caros amigos e conterrâneos, esta do blog passou-me completamente ao lado no jantar de sábado. Mas cá estou eu para colaborar e reflectir sobre a passagem pela Escola Secundária, o ensino que se pratica, as dificuldades dos jovens de hoje, a realidade do país e do Marco de Canaveses e...o mais que houver.

Atenção às caixa de correio electrónico

O José António Vasconcelos já me forneceu uma lista - pequena - de alguns endereços. Por isso, atenção à caixa de correio. É preciso aceitar os "invites", seguir as instruções e começar a dizer coisas.
******
Tendo sido falado durante o jantar a criação de um blog, para o qual o Quim Manel se disponibilizou e que já criou,
solicita-se agora a consulta do mesmo e toca a avançar com ideias.
JAV

domingo, maio 28, 2006

Aqui está!

Para quem estava com dúvidas, aqui vai o primeiro passo: a criação do blog a que ontem me comprometi. Claro que ainda está em afinação. Mas já é um princípio. Digam-me se gostam do nome, se gostam do formato e indiquem-me os vosso endereços de email (o meu: coutinho.ribeiro@gmail.com) para onde possa enviar os "convites" para poderem começar a postar. Ou, então, dêem as informações na caixa de comentários que está aberta. Beijos e abraços do Quim Manel.