Powered By Blogger

sexta-feira, outubro 12, 2007

PAINEIS COM 35 ANOS...


Cada vez que passo, frente á antiga Escola Preparatória Conde de Samodães, que outrora fora também Externato de Marco de Canaveses e hoje uma Escola EB...qualquer coisa, sou acometido de alguma nostalgia, que me faz recordar os meus primeiros passos no ensino preparatório e as minhas primeiras viagens sózinho, fora de Soalhães.


E cada vez que passo, as recordações surgem em catadupa. Das mais hilariantes, ás mais dramáticas... (aliás, no inicio deste blog, muitos foram os que sugeriram que este espaço fosse um lugar de troca de "recordações" dos antigos alunos)
Mas a ideia não vingou e mesmo o próprio blog, quase sucumbiu, não fora a persistência de alguns teimosos.
No meio de todas estas recordações que me assolam a mente cada vez que por lá passo, há sempre uma que me faz sentir um "arrepio" especial, por ter sido um dos obreiros dessa "obra de arte" e que são aqueles paineis de azulejos,(que acima retrato) e que no meu 1ºano do Ciclo eu e um numero indefenido de outros "artesãos" que muito gostaria de recordar o seu nome, trabalharam afincadamente durante meses (??) nas aulas de "trabalhos manuais"...

Como se pode ver pela foto ao lado de pormenor dos referidos paineis, estes datam do ano lectivo de 1972 / 73, ano em que ingressei no Ciclo Preparatório. Ainda existia o Externato de Marco de Canaveses e a então já, Escola Preparatória Conde de Samodães.
Como disse, não me recordo quem comigo, trabalhou com afinco nestes paineis, mas que passados 35 anos, me dá muito gozo olhar para aquele edificio com aquele destaque e dizer ao meu filho, "eu também colaborei na execução daqueles paineis", ai isso dá.
Aos que tal como eu trabalharam naqueles paineis e sentem o mesmo que eu, quando por lá passam, porque não aparecerem por aqui para contarem outras histórias e até falar deste mesmo assunto?
Ficamos todos á espera...
Um abraço


3 comentários:

o sibilo da serpente disse...

Há aqui qualquer coisa que me escapa, Célio. Eu acho que também contribuí para estes paineis. Aliás, tenho uma cicatriz no topo da palma da mão direita à custa de ter partido uma daquelas pecinhas com a mão, em vez de ter partido com um martelo, na sala de trabalhos manuais: Mas terá sido para isto? O tempo passa e a memória falha. Do que não tenho dúvidas, é de que em 72/73 estava lá.

Célio Soares disse...

CR, eu sei que em 72/73 estavas lá. E é bem provável que tenhas contribuído para estes paineis, pois foram várias turmas de vários anos, que construiram os painéis. Isso eu lembro perfeitamente.

Anónimo disse...

Não contribuí mas lembro-me perfeitamente da sua colocação.